Estilos e movimentos arquitetônicos: embarque nessa viagem

A célebre frase atribuída ao filósofo alemão Arthur Schopenhauer, “Arquitetura é música congelada”, é a melhor expressão para definir as nuances históricas dessa arte. As edificações que marcaram períodos e culturas, até hoje são verdadeiras fontes de inspiração para profissionais do mundo todo.

Construções que atravessaram os séculos e romperam as barreiras do tempo, são como obras de arte a céu aberto que arrebatam olhares e transmitem a essência das personalidades que povoaram a terra em seus milhares de anos. Em todas as civilizações, podemos observar a história sendo contada através das paredes das pirâmides majestosas, dos castelos e palacetes imponentes e luxuosos, dos vilarejos coloniais e também da inebriante ousadia das edificações modernas e contemporâneas que desafiam a nossa imaginação.

Pensando em tudo isso é que selecionamos 2 estilos arquitetônicos que prevalecem no Brasil refletindo em projetos atuais, acompanhe!

Neoclássico

Charme, elegância e muito requinte. A arquitetura neoclássica chega em meados do século XVIII e XIX no antigo continente para relembrar as características da arquitetura greco-romana, ajustando-a à idade moderna. Esse movimento, muito presente em nosso país até os dias atuais em projetos repletos de personalidade e sofisticação, desembarcou nos portos brasileiros juntamente com a família real no ano de 1808. Após influenciar a arquitetura local do Rio de Janeiro, se espalhou por todo o território nacional utilizando de plantas retangulares, simétricas e também geométricas, abusando de materiais extremamente nobres como pedras exclusivas, mármores raros, granitos e madeira, e também trabalhando sempre com linhas bem definidas e imponentes, em um DNA verdadeiramente inconfundível.

Contemporâneo

Após o Modernismo, que falaremos com calma em outra oportunidade, chega para revolucionar de vez o cenário da arquitetura o estilo Contemporâneo. Desconstrua tudo que você viu até então! Nasce um movimento irreverente, completamente assimétrico e não-linear que incorpora a suavidade das curvas, está em sintonia com a sustentabilidade e tem a tecnologia como seu maior aliado.

Gostou de conhecer um pouquinho desses dois estilos arquitetônicos? Então fique com a gente! Trazemos sempre para o nosso blog assuntos que irão auxiliar você na hora de planejar a sua casa nova, e se precisar de ajuda para concretizar o seu sonho, lembre-se de contar conosco!

Leave a Comment: